Correio Popular Notícia



RONDÔNIA RURAL SHOW
Ji-Paraná sediará maior feira rural da região Norte

Data da notícia: 22/03/2012
Foto:

>São esperadas indústrias e empresas de vários segmentos rurais de todo o País
(Josias Brito) O Município de Ji-Paraná estará sediando entre os dias 24 a 27 de maio deste ano, a Primeira Feira Tecnológica de Negócios Agropecuários do Estado de Rondônia, a ?Rondônia Rural Show?. O evento, que reunirá vários órgãos do Estado, empresas privadas e produtores rurais da Agricultura Familiar, acontecerá no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. O objetivo é de difundir tecnologias voltadas ao aumento produtivo de pequenas, médias e grandes propriedades rurais.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120323d.jpg[/IMG]No inicio deste ano, o secretário da Seagri (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária), Anselmo de Jesus, acompanhado do secretário executivo da EMATER (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia), Elisafan Batista de Sales, visitaram o Show Rural Coopavel, realizada em Cascavel no período de 6 a 10 de fevereiro. Os representantes da agricultura de Rondônia, foram conhecer a estrutura da Feira de Tecnologias com o intuito de implantar uma versão no Estado. A proposta é realizar a 1ª Feira Tecnológica de Rondônia ainda este ano.
O coordenador de Gestão de Projetos Estratégico do Estado de Rondônia, Leonel Amaral da Silva, está em Ji-Paraná para organização e divulgação do evento. Durante visita na Câmara de Vereadores, na manhã da última terça-feira (20), ele falou da importância da realização do Rondônia Rural Show em Ji-Paraná e que este evento trará grandes benefícios para os produtores rurais do estado.
Segundo Leonel Amaral, o projeto da feira surgiu de um sonho do governador Confucio Moura (PMDB), juntamente com o ex-ministro de Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e do secretário de Agricultura, Anselmo de Jesus. A ideia da feira de tecnologia é ajudar no investir do produtor para aquisição de novas tecnologias no campo. ?O Estado de Rondônia, nos últimos anos, tem gastado em torno de quase R$ 3 milhões por ano, fazendo feiras agropecuárias e o resultado de negócios é praticamente nenhum. O investimento com produtores e a população é praticamente nulo?, enfatizou.
Para Leonel Amaral, o Estado estava pagando shows e festas, e o desenvolvimento que é necessário e tão sonhado para Rondônia, não vinha. ?O Brasil adotou uma nova postura no sistema de agri-Shows, com inserção tecnológica com exposições e articulações para negócios. Fizemos algumas reuniões em Ji-Paraná e definimos a data e o nome da feira que será realizada no Parque de Exposições do município?, destacou.
A feira tem o foco de fazer negócio, o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) irá fazer a articulação e trazer as empresas nacionais, que estarão impondo, não só tecnologia de equipamentos, mas tecnologia de melhoramento de produção. ?Estaremos articulando as empresas de Rondônia e da Região Norte para participarem deste grandioso evento?, disse.

[B]FDAF [/B]- O coordenador de Assuntos Estratégicos do Governo, disse que o governo Confúcio Moura criou o FDAF (Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar), onde o governo do Estado estará subsidiando 100 por cento dos juros dos Pronaf. A proposta do FDAF é o eco desenvolvimento de geração e gênero, abrangem todas as linhas do Pronaf. ?O governo estará subsidiando todo este juro do Pronaf para os produtores que estiverem financiando, dentro da Feira Rondônia Rural Show, o equipamento agrícola?, concluiu.

Fonte:






Noticia vista 1572 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.